O Vale-Cultura é resultado da reivindicação dos (as) trabalhadores (as) e visa à democratização do acesso à cultura e à arte. É importante destacar que a Fenadados lutou com veemência por esta conquista, inclusive cobrando e pressionando a Cobra Tecnologia para que colocasse o benefício em prática. A representação dos (as) trabalhadores (as) chegou a se reunir com a diretoria da empresa este ano para cobrar o cumprimento desta cláusula do ACT vigente.

Cartão Vale-Cultura

A partir de Julho/2015, a empresa disponibilizará, mensalmente, o crédito de R$ 50,00 em cartão magnético. O primeiro crédito estará disponível a partir do dia 10/7 (não há pagamento retroativo). 

Todos os (as) trabalhadores (as) poderão aderir ao Vale-Cultura. A adesão do benefício é voluntária e há uma pequena contrapartida financeira por parte dos (as) trabalhadores (as), que varia de acordo com a faixa salarial. Os créditos disponibilizados no cartão Vale-Cultura podem ser acumulados, o que permitirá usar o valor posteriormente para até adquirir produtos e serviços culturais mais caros. 

A empresa Ticket foi contratada para viabilizar o benefício. A Norma Interna (NI) 175 e o Procedimento (PRO) 175 normatizam o Vale-Cultura, e portanto os prazos de adesão e pagamento e a contrapartida financeira estão definidos nestes documentos. 

Com informações de DIFIS/GGP/DDMP/SEBEN.