Na reunião, o secretário informou que já conversou com o secretário da Seplag, Oliveira Junior, à qual a Emgetis é vinculada, e explicou a importância da liberação e que o secretário Oliveira Junior entendeu a situação. Conforme o secretário Francisco, “Esta situação foi causada por interpretação equivocada da lei, e que está sendo reexaminada”. Em conversa, explicou a situação do sindicato das enfermeiras, que apesar do acordo coletivo de trabalho possuir a cláusula de liberação sindical e o acordo já ter sido assinado, a presidente dos sindicatos das enfermeiras teve que retornar ao trabalho.
O diretor Alberto saiu da reunião muito confiante com a conversa aberta que teve com o secretário e acredita que até o fechamento do acordo com a Emgetis esta situação já tenha sido resolvida. A liberação sindical é uma conquista dos sindicatos sempre defendida pelo PT e espera-se que não seja neste governo do PT que os trabalhadores venham a perder sua representatividade.
 Os trabalhadores da Emgetis e demais filiados dos sindicatos de tecnologia da informação e comunicação do país sairão vitoriosos desta luta, pois percebemos o empenho e esforço do Secretário Francisco em buscar a solução para o impasse, principalmente porque a lei de liberação sindical foi criada pelo atual governador Marcelo Deda (PT), na época em que era deputado estadual.